terça-feira, 3 de maio de 2011

Retorno

Após algum tempo de ausência, me veio uma vontade de blogar e atualizar esse humilde diário eletrônico.

Com vários assuntos relacionados à política, aquele que vem me deixando mais pensativa, é sobre a suposta morte de Osama bin Laden.


É notável que os EUA lutam contra o terror e que querem acabar com todos os líderes terroristas. Mas será que é certo eles se acharam superiores à ONU, aos Direitos Humanos e sairem matando apenas com o julgamento ideológico?


Como todo trâmite júridico e legal para condenar uma pessoa a morte, é necessário a constituição de um Tribunal, elencar provas, testemunhas, tanto de acusação quanto de defesa, para condenar ou absolver o réu.


Não sou a favor do terrorismo e não defendo Osama bin Laden, mas como uma futura jurista, tenho que pensar, além dos Direitos Humanos, na legislação do meu país e não deixar de lado os Tratados Internacionais.


Na Declaração Universal dos Direitos Humanos está disposto no artigo XI:

"1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa."


Que fique a mensagem para ser refletida, contestada e contrariada.

Uma ótima terça-feira.

Nenhum comentário: